Translate

domingo, 27 de abril de 2014

Francesinha











Uma das teorias sobre a origem do prato remonta-o ao contexto da Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleónicas costumavam comer umas sandes de pao de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. À época, no entretanto, não incluía um complemento que os portuenses passaram acrescentar – o molho.
Actualmente parece haver alguma unanimidade em atribuir os créditos da criação do prato a Daniel David Silva, empregado do Restaurante a regaleira na decada de 50. Tendo trabalhado em França, ao retornar a Portugal Daniel Silva criou a francesinha com base na tosta francesa, o "croque monsieur", e daí o nome.

A Francesinha é um petisco de culto em toda a zona norte do país, em particular no Porto. Não é, pois, de estranhar que tenham surgido ao longo dos tempos diversos grupos com o objectivo de ordenar e classificar as Francesinhas ou apenas de a homenagear



Ingredientes

1 pão de forma
2 salsichas frescas
1 linguiça
2 fatias de fiambre
5 fatias de queijo
1 bife

Acompanhamento

3 batatas
1 ovo

Caldo de carne

Tomate (q.b.), cebola (q.b.), vinho branco (q.b.), alho (q.b.), azeite (q.b.), carne de vaca (q.b.), linguiça (q.b.), tomilho (q.b.), louro (q.b.) e sal (q.b.)

Caldo de marisco

Cebola (q.b.), azeite (q.b.), alho (q.b.), tomate (q.b.), vinho branco (q.b.), camarão (q.b.), louro (q.b.) e sal (q.b.)

Preparação

Molho da francesinha

Proporções: 1 caldo de marisco para 2 caldos de carne

Quando ferver, adicionar cerveja, ketchup, margarina, brandy, piripíri, maisena, polpa de 3 tomates, sal e pimenta (q.b.).

Servir a ferver.

Grelhar os bifes com sal e pimenta. A linguiça e as salsichas. Cortar em fatias o pão de forma e torrar no forno. Fritar as batatas (cortadas em palitos) em duas frituras de 150 e 180 graus. Fritar os ovos em óleo bem quente.

Dispor os ingredientes da seguinte forma: base de pão, seguido de fiambre, salsicha, linguiça, bife, fiambre e novamente pão. Queijo fatiado (quando colocamos o queijo levamos ao forno a gratinar), ovo estrelado e o molho por cima bem quente. Colocar as batatas a acompanhar.












Receita tirada do site do Masterchef Aqui

2 comentários:

  1. Tocaste no meu ponto fraco - Francesinha! Adoro!
    E a tua tem um aspeto fantástico :)

    ResponderEliminar
  2. Realmente estava muito boa mesmo, a recita do molho e fantastica, claro da um bocado de trabalho mas se fizermos em quantidade compensa. ;)

    ResponderEliminar