Translate

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Gratinado de Batata com Filetes de Pescada










A Batata começou a ser cultivada por civilizações andinas há cerca de oito mil anos e o cultivo foi aperfeiçoado pelos Incas, que utilizavam, inclusive, técnicas de irrigação. Os espanhóis introduziram, no século XVI, a espécie na Europa, e se tornou um alimento fundamental no continente. Entretanto a grande dependência da batata fez com que o ataque de pragas que devastam as plantações causasse a morte de milhões de pessoas que tinham a batata como principal alimento.
Atualmente, o tubérculo é o quarto alimento mais consumido do mundo, com milhares de variedades de diferentes cores, sabores e tamanhos que são utilizadas em receitas no mundo todo. O maior produtor mundial é a China, cuja produção em conjunto com a da Índia corresponde a mais de um terço da produção mundial.
O aumento da produtividade é visto, ainda, como uma solução para acabar com a fome em diversos países. Para reconhecer a importância do tubérculo no mundo, o ano de 2008 foi intitulado o Ano Internacional da Batata pela Organização das Nações Unidas.




Ingredientes:

4 Batatas cortadas em rodelas (utilizei a mandolina)
1 cebola grande em rodelas (utilizei a mandolina)
Preparado de natas da Parmalat de três queijos
queijo mozzarela ralado


Preparação:

Comecei por descascar e cortar as batatas e cebola em rodelas finas, pré-aqueci o forno a 180°
e dispôs em camadas as batatas e cebolas numa assadeira cobri com a mistura de três queijos e 
polvilhei com o queijo mozzarela por cima e levei ao forno a 180° durante mais ao menos uma hora.
Acompanhei com filetes de pescada e uma boa salada.





3 comentários: