Translate

terça-feira, 21 de julho de 2015

Empadão de Carne









Empadão é um prato tradicional da culinária de Portugal  e também popular no Brasil, é uma preparação feita no forno, em que se coloca um recheio, que pode ser de carne, frango,  atum,  bacalhau  ou mariscos, entre camadas de puré de batata, arroz,  pão,  ou dentro duma massa de farinha de trigo.  Desta forma, é uma variante da preparação que se chama torta no Brasil. 

A versão com carne de vaca picada e puré de batata é a versão portuguesa mais tradicional,  equivalente ao pastel de papa da América do Sul, do hachis parmentier de França, ou da cottage pie inglesa.

O recheio é normalmente feito refogando carne picada, ou cortada em pedaços, ou o bacalhau partido em lascas, com cebola e alho; por vezes, usa-se tomate, cogumelos, milho verde, ervilha e requeijão.  Numa receita, o empadão leva apenas pão ralado e ovos e é cozido no forno como se fosse um pudim, coberto por folha de alumínio e com a forma dentro dum tabuleiro com água.



Ingredientes para o Recheio:

Azeite
Cebola
Tomate fresco
Uma folha de louro
Vinho branco q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 kg de carne de porco magra picada
1 caldo de carne


Ingredientes para o Puré: 

Batata cozida q.b.
Margarina
Sal, pimenta e nós moscada q.b.
leite
Chouriço e duas gemas de ovo


Preparação:

Peça no talho para que lhe piquem um pedaço de carne de porco magra.
Faça um refogado com bastante cebola picada, 3 ou 4 dentes de alho esmagados, azeite, a folha de louro e o caldo de carne. Junta-se o tomate picadinho e a carne picada. Deixa-se ir cozendo nos temperos e no próprio líquido em lume brando. Refresca-se com umas gotas de vinho branco até a carne estar macia e reserva-se.

Cozem-se as batatas Suficientes e faz-se um puré. Junta-se o leite e a margarina e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada.

Coloca-se tudo, num tabuleiro de ir ao forno, ás camadas. A primeira de puré, no meio a carne cozinhada e por fim nova camada de puré. Pincela-se com duas gemas de ovo batidas, enfeita-se com rodelas de chouriço e vai alourar ao forno.



3 comentários:

  1. Quase sempre faço empadão de atum e o meu marido está sempre a reivindicar para fazer empadão de carne!

    ResponderEliminar
  2. Um empadão parece sempre bem, adoro, bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Empadão de atum tambem gosto mas aqui em casa são mais de chicha. É sempre bom sim um empadão especialmente no inverno uma refeição reconfortante.

    ResponderEliminar